SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Ideas about Interpersonal Conflicts and Moral Development in Brazilian Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicología (Lima)

Print version ISSN 0254-9247

Abstract

BECERRA, Silvia. Descrição das condutas de saúde em um grupo de estudantes universitários de Lima. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 239-260. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.001.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar e descrever as práticas ou comportamentos relacionados à saúde que apresentam um grupo de estudantes em seus primeiros anos de estudo em uma universidade privada em Lima. Participaram 155 estudantes; a idade média foi de 18 anos. De forma anónima realizaram um teste sobre sua conduta em relação à saúde. Os resultados indicam que a maioria dos alunos apresentam condutas saudáveis em relação às áreas pesquisadas, mas, paralelamente, existem percentagens significativas de alunos que estão apresentando algumas condutas de risco, como pouca ou nenhuma realização de atividades ou exercícios físicos, (especialmente no grupo de mulheres e maiores), assim como pouco ou nenhum cuidado preventivo com sua saúde, pouco consumo de água, frutas e verduras, e consumo excessivo de álcool e consumo de tabaco. É importante destacar a presença, em um número considerável de alunos, de problemas sintomáticos no hábito do sono e do descanso. É recomendável a realização de programas de intervenção nos estudantes, com o fim de informar, motivar e modificar suas condutas adversas.

Keywords : condutas em relação à saúde; estudantes universitarios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License