SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Description of health behaviors in a group of university students from LimaStress and emotion regulation with graphic activities and expressive narrative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicología (Lima)

Print version ISSN 0254-9247

Abstract

BARRIOS, Alia. Concepções sobre conflitos interpessoais e desenvolvimento moral na Educação Infantil brasileira. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 261-291. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.002.

O presente artigo apresenta parte de um estudo sobre desenvolvimento moral realizado numa instituição pública de Educação Infantil de Brasília-DF, Brasil. No estudo, realizado a partir da perspectiva sociocultural construtivista, foram analisadas as concepções de nove educadores sobre o papel dos conflitos interpessoais no desenvolvimento moral, através de sua elaboração discursiva e das estratégias pedagógicas usadas para intervir em situações de conflito. Os resultados mostram o predomínio de uma visão negativa do conflito por parte dos educadores, assim como a necessidade de mudanças nessa visão em função da importância dos conflitos interpessoais para a construção de valores morais e de habilidades sociais que permitam uma convivência harmônica e democrática.

Keywords : conflitos interpessoais; desenvolvimento moral; educação infantil; perspectiva sociocultural construtivista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License