SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Descrição das condutas de saúde em um grupo de estudantes universitários de LimaRegulação de estresse e emoções com atividades gráficas e narrativa expressiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

BARRIOS, Alia. Concepções sobre conflitos interpessoais e desenvolvimento moral na Educação Infantil brasileira. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 261-291. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.002.

O presente artigo apresenta parte de um estudo sobre desenvolvimento moral realizado numa instituição pública de Educação Infantil de Brasília-DF, Brasil. No estudo, realizado a partir da perspectiva sociocultural construtivista, foram analisadas as concepções de nove educadores sobre o papel dos conflitos interpessoais no desenvolvimento moral, através de sua elaboração discursiva e das estratégias pedagógicas usadas para intervir em situações de conflito. Os resultados mostram o predomínio de uma visão negativa do conflito por parte dos educadores, assim como a necessidade de mudanças nessa visão em função da importância dos conflitos interpessoais para a construção de valores morais e de habilidades sociais que permitam uma convivência harmônica e democrática.

Palavras-chave : conflitos interpessoais; desenvolvimento moral; educação infantil; perspectiva sociocultural construtivista.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License