SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Concepções sobre conflitos interpessoais e desenvolvimento moral na Educação Infantil brasileiraEstetização do self nas redes sociais: contradições humanas e produção subjetiva contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

VANEGAS-FARFANO, Minerva; GONZALEZ RAMIREZ, Mónica  e  CANTU GUZMAN, Rodrigo. Regulação de estresse e emoções com atividades gráficas e narrativa expressiva. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 293-312. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.003.

O propósito do estudo foi avaliar o impacto das instruções dadas para o uso de atividades gráficas e escritura expressiva como uma forma de apoio no controle do estresse e das emoções. A amostra foi formada por trinta estudantes universitários. Deste modo formaram-se seis grupos experimentais, cujos efeitos foram medidos mediante a adaptação mexicana da Escala de Estresse Percebido e a adaptação da Escala de Afeto Positivo e Negativo. Os grupos foram similares no estresse percebido e nas emoções no tempo 1. Os resultados indicam que ambas variáveis melhoram depois da intervenção (tempo 2); mas com diferenças entre os grupos. Deste modo se conclui que é necessário avaliar o tipo de instruções em ambientes experimentais e clínicos considerando estas diferenças.

Palavras-chave : desenho experimental; terapia artística; estresse percebido; regulação emocional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License