SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Regulação de estresse e emoções com atividades gráficas e narrativa expressivaEstudo psicométrico do Rational Experiential Inventory em uma amostra de estudantes da Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

MARRA E ROSA, Gabriel Artur; RODRIGUES DOS SANTOS, Benedito; STENGEL, Márcia  e  HELENA DE FREITAS, Marta. Estetização do self nas redes sociais: contradições humanas e produção subjetiva contemporânea. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 313-336. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.004.

O presente artigo analisa os significados atribuídos pelos usuários de redes sociais de Internet ao fenômeno da estetização do self, produto do processo de negociação de identidades entre seus participantes. O objetivo é unirse aos esforços pela superação da dicotomia estabelecida entre concepções díspares de identidades no ambiente de redes sociais e proporcionar uma concepção que favoreça a operacionalização desta categoria de estudos. A metodologia constituiuse em uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas com 16 usuários de Facebook de ambos sexos, de diferentes idades, etnias e níveis socioeconômicos, todos os participantes são residentes de Brasília-DF. Como resultado, encontramos um processo dialético de produção subjetiva entre os usuários das redes sociais.

Palavras-chave : redes sociais; subjetividade; estetização do self; negociação de identidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License