SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Estetização do self nas redes sociais: contradições humanas e produção subjetiva contemporâneaIntervenções do psicólogo na saúde pública no Brasil, Espanha e Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

REYNA, Cecilia  e  ORTIZ, María Victoria. Estudo psicométrico do Rational Experiential Inventory em uma amostra de estudantes da Argentina. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 337-355. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.005.

O Rational Experential Inventory inclui dois grandes escalas (racional e experiencial), cada uma com duas subescalas (de habilidade e de preferência). Suas propriedades psicométricas têm sido estudadas em vários países, sem existir, segundo nosso conhecimento, estudos no contexto latinoamericano. Neste estudo analisamos a estrutura fatorial e consistência interna do Rational Experential Inventory e avaliamos as relações entre os modos de processamento e diferentes dimensões da personalidade em uma amostra de estudantes da Argentina. Os resultados mostram uma estrutura subjacente de dois fatores, com valores adequados de consistência interna. Foi observada apenas uma relação positiva entre o modo experiencial e extroversão. Obteve-se uma versão com menos itens com propriedades psicométricas adequadas para uso em ambientes de pesquisa.

Palavras-chave : racional; experiencial; propriedades psicométricas; dimensões de personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License