SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Estudo psicométrico do Rational Experiential Inventory em uma amostra de estudantes da ArgentinaAmbiguidade do papel, satisfação no trabalho e cidadania organizacional no setor público: um estudo de mediação multinível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

FERNANDES ALVES, Railda et al. Intervenções do psicólogo na saúde pública no Brasil, Espanha e Portugal. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 357-386. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.006.

Este artigo expõe os resultados de uma investigação feita no Brasil, Espanha e Portugal. Os objetivos foram conhecer os discursos de psicólogos sobre suas práticas nos serviços de saúde pública nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Foi um estudo de campo, comparativo, com estratégia descritiva. A metodologia incluiu um questionário e uma entrevista aberta. Participaram do estudo 107 sujeitos. Os resultados expressam que a amostra do Brasil foi a que apresentou maior dificuldade para situarse e distinguir as especificidades de suas intervenções nos níveis primário, secundário e terciário de saúde. Os espanhóis definiram com clareza as intervenções de saúde primária. Os portugueses demostraram uma dificuldade mediana na identificação de suas práticas em relação ao nível de pertinência.

Palavras-chave : psicólogos; saúde pública; atenção primária de saúde; psicologia da saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License