SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Intervenções do psicólogo na saúde pública no Brasil, Espanha e PortugalEstilos parentais relacionais: Um estudo em adolescentes e seus pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

DIAZ-FUNEZ, Pedro-Antonio; PECINO, Vicente  e  MANAS, Miguel-Ángel. Ambiguidade do papel, satisfação no trabalho e cidadania organizacional no setor público: um estudo de mediação multinível. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 387-412. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.007.

O objetivo do estudo foi examinar o efeito mediador da satisfação no trabalho na relação entre a ambiguidade do papel é o comportamento de cidadania organizacional (CCO) em duas empresas públicas locais, a proposta do estudo esteve baseada no modelo Healthy & Resilient Organization (HERO; Salanova, Llorens, Cifre & Martínez, 2012). Um modelo de mediação multinível entre essas variáveis foi proposto, controlando o efeito de pertencimento dos funcionários nas suas empresas. A amostra foi composta de 340 funcionários públicos. Os resultados confirmam um efeito mediador da satisfação no trabalho entre a ambiguidade de papel e o CCO. Este resultado tem importantes implicações para o bemestar dos empregados, reduzindo os efeitos negativos da ambiguidade do papel no desempenho dos funcionários públicos.

Palavras-chave : ambiguidade de papel; comportamento de cidadania organizacional; satisfação no trabalho; mediação multinível; setor público.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License