SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Ambiguidade do papel, satisfação no trabalho e cidadania organizacional no setor público: um estudo de mediação multinívelImpacto do narcotráfico em jovens de Tamaulipas, México: drogas e insegurança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

CAPANO BOSCH, Alvaro; GONZALEZ TORNARIA, María del Luján  e  MASSONNIER, Natalie. Estilos parentais relacionais: Um estudo em adolescentes e seus pais. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 413-444. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.008.

No artigo são estudadas as percepções dos pais, mais e seus filhos e filhas menores de 12 anos, sobre os estilos parentais em suas famílias. Foram aplicadas as escalas de Afeto, Normas e Exigências a 107 pais e mais e 107 adolescentes. Os resultados mostram diferenças significativas nas percepções sobre os pais e mais nas dimensões de crítica/rejeição e indutiva, dependendo se os respondentes são homens ou mulheres. As percepções de filhos e filhas sobre os pais mostraram diferenças significativas nas escalas de afeto e indulgente e as percepções de filhos e filhas sobre as mais mostraram diferenças nas escalas de afeto, indulgente e indutiva. Os pais com nível de educação primaria apareceram como mais indutivos que os pais que estudaram na universidade.

Palavras-chave : família; estratégias de socialização; estilos parentais; adolescência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License