SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Estilos parentais relacionais: Um estudo em adolescentes e seus pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

GOMEZ SAN LUIS, Anel Hortensia  e  ALMANZA AVENDANO, Ariagor Manuel. Impacto do narcotráfico em jovens de Tamaulipas, México: drogas e insegurança. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.2, pp. 445-472. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201602.009.

O objetivo desta pesquisa é entender a experiência de homens e mulheres jovens com relação ao narcotráfico e seu impacto sobre o uso de drogas, a participação em grupos criminosos e a insegurança. O desenho da pesquisa foi um estudo de caso em que se realizou um grupo focal com 10 participantes. Os resultados indicam que a violência e insegurança produzidas pelo narcotráfico têm incentivado os jovens para se afastar do consumo de drogas ilegais, ou optar por drogas de fácil acesso, como estratégia para lidar com as constantes tentativas dos membros do crime organizado para recrutar jovens.

Palavras-chave : narcotráfico; jovens; drogas; crime organizado; insegurança.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License