SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Representações sociais do líderes institucionais sobre o jogo em cassinos mexicanosIntervenção em grupo de apoio psicológico a trabalhadores vítimas de assédio moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

VAAMONDE, Juan Diego  e  OMAR, Alicia. Percepção de justiça organizacional e sexismo ambivalente: o papel moderador do individualismo-coletivismo. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 31-60. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.002.

O objetivo do presente estudo foi, por um lado, explorar as relações entre as percepções de justiça interpessoal/informacional e sexismo em trabalhadores argentinos, e, por outro lado, examinar o possível papel desempenhado pelo individualismo e coletivismo em tais relações. Os participantes (128 homens e 120 mulheres) completaram uma bateria de instrumentos reconhecidos para medir as variáveis de interesse. Os resultados mostraram que as percepções de justiça interpessoal e informacional foram negativamente relacionadas com o sexismo hostil e, inesperadamente, as percepções de justiça informacional foram positivamente associadas com o sexismo benevolente. O coletivismo vertical e o individualismo vertical moderaram as relações entre justiça interpersonal e sexismo hostil. Discutem-se as implicações teóricas e práticas destes resultados. Sugestões para futuras pesquisas são feitas.

Palavras-chave : sexismo; valores; justiça interpessoal; justiça informacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License