SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Perceptions of organizational justice and ambivalent sexism: the moderating role of individualism-collectivismPsychometric Properties of the Alexithymia Questionnaire for Children in a Peruvian Sample of Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicología (Lima)

Print version ISSN 0254-9247

Abstract

ALBANAES, Patrícia; ROQUE RODRIGUES, Katia Julia; GASPERIN PELLEGRINI, Priscila  and  DA ROSA TOLFO, Suzana. Intervenção em grupo de apoio psicológico a trabalhadores vítimas de assédio moral. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 61-96. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.003.

O assédio moral no trabalho remete à exposição prolongada e repetitiva de trabalhadores a situações ofensivas, humilhantes e constrangedoras, que podem desencadear intenso sofrimento psicológico às vítimas. A literatura identifica os grupos de apoio aos sujeitos assediados moralmente como alternativas de intervenção emergentes e com resultados positivos aos participantes. Dados os casos identificados em uma universidade pública do sul do Brasil, foi realizado um grupo de apoio psicológico e o artigo descreve qualitativamente o desenvolvimento do mesmo. O grupo foi composto por 5 mulheres, que participaram de 8 encontros nos anos 2014 e 2015. Dentre os principais resultados dessa intervenção, destaca-se um maior esclarecimento sobre o assédio moral, elaboração de novas estratégias de enfrentamento e o desenvolvimento de um contexto de apoio mútuo entre as participantes.

Keywords : assédio moral; trabalhadores; grupo de apoio; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License