SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Precisão diagnóstica do MMPI-2 na personalidade delitiva mexicana: Uma análise através da curva de ROCValidação Argentina da Escala de Atitudes Favoráveis ao Estupro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

VELAZQUEZ CASTRO, Tesania; RIVERA HOLGUIN, Miryam  e  CUSTODIO ESPINOZA, Elba. Contribuições e reflexões da formação em psicologia comunitaria em regiões do Peru. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 193-224. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.007.

O Peru é um país que demonstra crescimento macroeconômico significativo, mas que não tem diminuido as distancias de desigualdade existentes no país. Buscando colaborar com a capacitação e formação de recursos humanos nas regiões, o Mestrado de Psicologia Comunitaria da PUCP desenvolveu diferentes programas de formação nas regiões de Cusco, Ayacucho e Huancavelica, zonas excluídas e caracterizadas por uma violência pós conflito. Este artigo descreve e analisa as características e o impacto dos programas de formação nos participantes e na população. Apresenta uma reflexão sobre como desenvolver a formação profissional para construir e recriar o conhecimento de forma que não tenha a reprodução de relações de dominação e comprove a contribuição da psicologia comunitaria através dos fortalecimentos locais, assim como o caráter profissonal, político e pessoal na formação em PC.

Palavras-chave : psicologia comunitaria; programas de formação; fortalecimento de capacidades locais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License