SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Contribuições e reflexões da formação em psicologia comunitaria em regiões do PeruStresse de papel e empowerment psicológico como antecedentes da satisfação no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

ALLADIO, Yanina; MORAN, Valeria  e  OLAZ, Fabián. Validação Argentina da Escala de Atitudes Favoráveis ao Estupro. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 225-255. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.008.

As atitudes tolerantes em relação à violência sexual contra as mulheres constituem um importante fator de risco a ser considerado para explicar esse tipo de conduta. Um dos instrumentos para avaliar esses comportamentos é o Questionário de Atitudes Favoráveis em Relação ao Estupro (QAFRE) de Lottes, que tem demonstrado confiabilidade e validez em amostras de estudantes universitários estadounidenses, espanhóis e salvadorenhos. O objetivo deste estudo foi explorar as propriedades psicométricas do questionário em estudantes universitários argentinos. Evidencia sobre a validez do conteúdo foi fornecida através da avaliação de juízes expertos, a validez sobre o processo de resposta foi fornecida através de entrevistas de debriefing cognitivo ea validez de estrutura interna foi fornecida através das analises fatoriais exploratório e confirmatório. Finalmente, a consistência interna do questionário foi estimada e uma análise contrastando grupos em relação ao gênero foi feita. Os resultados obtidos permitem inferir que o questionário é válido e confiável para avaliar atitudes favoráveis em relação ao estupro em estudantes universitários argentinos.

Palavras-chave : atitudes favoráveis em relação ao estupro; propriedades psicométricas; estudantes universitários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License