SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Validação Argentina da Escala de Atitudes Favoráveis ao EstuproPreditores psicossociais e psicopolíticos da justificação da desigualdade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

ORGAMBIDEZ-RAMOS, Alejandro; MOURA, Daniel  e  ALMEIDA, Helena de. Stresse de papel e empowerment psicológico como antecedentes da satisfação no trabalho. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.257-278. ISSN 0254-9247.  https://doi.org/10.18800/psico.201701.009.

O objetivo deste estudo é analisar o impacte do stresse de papel (ambiguidade e conflito) sobre a satisfação no trabalho através do empowerment psicológico no trabalho. Os dados foram obtidos através de uma amostra de 314 profissionais ativos do sul de Portugal (M= idade 35.59, DP idade = 10.66). 69.75% dos participantes eram mulheres. Os resultados mostraram que o efeito do conflito de papel sobre a satisfação no trabalho é direto, enquanto que o efeito da ambiguidade sobre a satisfação no trabalho é mediado pelas dimensões autodeterminação e significado do empowerment psicológico. As intervenções nas empresas devem centrar-se na prevenção do stresse de papel e no aumento do empowerment psicológico.

Palavras-chave : ambiguidade de papel; conflicto de papel; empowerment psicológico; satisfação no trabalho; path analysis.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons