SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Stresse de papel e empowerment psicológico como antecedentes da satisfação no trabalhoParticipação política: a contribuição discriminante de atitudes ideológicas, valores e variáveis sócio-psicológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

GATICA, Lucas; MARTINI, Juan Pablo; DREIZIK, Matias  e  IMHOFF, Débora. Preditores psicossociais e psicopolíticos da justificação da desigualdade social. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 279-310. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.010.

O trabalho buscou conhecer o poder preditivo de variáveis ideológicas (autoritarismo, crença em um mundo justo, orientação a dominância social, auto-posicionamento ideológico), cognitivas (atribuições causais sobre a pobreza, preconceito contra as pessoas pobres) e sócio-demográficas sobre a justificação da desigualdade social. Foi realizado um estudo quantitativo correlacional. Participaram 305 estudantes de ambos os sexos com idades entre 18 a 60 anos (M = 22.95, SD = 4.75) da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Os resultados indicam particularidades sobre o poder preditivo destas variáveis, dependendo da dimensão da justificação da desigualdade social avaliada. Com base nestes resultados, a contribuição da psicologia política para a compreensão dos mecanismos psicossociais que permitem a legitimação da desigualdade é enfatizada.

Palavras-chave : justificação da desigualdade social; variáveis ideológicas; variáveis cognitivas; psicologia política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License