SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Predictores psicosociales y psicopolíticos de la justificación de la desigualdad socialEstudio de validación de una prueba de integridad multimétodo en una muestra peruana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicología (Lima)

versión impresa ISSN 0254-9247

Resumen

SORRIBAS, Patricia  y  BRUSSINO, Silvina. Participação política: a contribuição discriminante de atitudes ideológicas, valores e variáveis sócio-psicológicos. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 311-345. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.011.

Este documento identifica as variáveis que discriminam entre os participantes e não participantes, considerando dimensões eleitorais e não-eleitorais de participação política em Córdoba, Argentina. Um estudo foi realizado por levantamento de uma amostra representativa da população (N = 450). A análise discriminante permitiu reconhecer a contribuição de "autoritarismo de direita" (RWA), colectivismo, "coletivismo político"; política e interesse "política participativa eficácia". Essas variáveis discriminar participantes em duas dimensões de participação: eleitorais - "campanha" e contato com organizações e figuras políticas. Estes resultados mostram a relação de RWA com outro comportamento político diferenciado das preferências partidárias e verificar a relação de valores diferentes e uma medida de eficácia política participativa, com amplos repertórios de participação.

Palabras clave : participação política; autoritarismo de direita; orientação para a dominância social; coletivismo eo individualismo; eficácia política participativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License