SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Preditores psicossociais e psicopolíticos da justificação da desigualdade socialEstudo de validação de teste multi-método do integridade das amostra peruana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

SORRIBAS, Patricia  e  BRUSSINO, Silvina. Participação política: a contribuição discriminante de atitudes ideológicas, valores e variáveis sócio-psicológicos. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 311-345. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.011.

Este documento identifica as variáveis que discriminam entre os participantes e não participantes, considerando dimensões eleitorais e não-eleitorais de participação política em Córdoba, Argentina. Um estudo foi realizado por levantamento de uma amostra representativa da população (N = 450). A análise discriminante permitiu reconhecer a contribuição de "autoritarismo de direita" (RWA), colectivismo, "coletivismo político"; política e interesse "política participativa eficácia". Essas variáveis discriminar participantes em duas dimensões de participação: eleitorais - "campanha" e contato com organizações e figuras políticas. Estes resultados mostram a relação de RWA com outro comportamento político diferenciado das preferências partidárias e verificar a relação de valores diferentes e uma medida de eficácia política participativa, com amplos repertórios de participação.

Palavras-chave : participação política; autoritarismo de direita; orientação para a dominância social; coletivismo eo individualismo; eficácia política participativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License