SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Estudo de validação de teste multi-método do integridade das amostra peruana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

LOLICH, María  e  AZZOLLINI, Susana. Estilos fenomenológicos de evocação de memórias autobiográficas em indivíduos com depressão maior. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.1, pp. 125-166. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201701.005.

A evocação de memórias autobiográficas é caracterizada por diferentes componentes fenomenológicos. Dada a falta de trabalhos prévios sobre o tema em populações de língua espanhola, 34 entrevistas em profundidade foram conduzidas em indivíduos com e sem transtorno depressivo maior na cidade de Buenos Aires (Argentina). Foram explorados os componentes fenomenológicos presentes na evocação de memórias autobiográficas significativas. Os dados foram analisados qualitativamente através da Teoria Fundamentada. Durante a análise descritiva, foram detectadas sete categorias fenomenológicas emergentes no discurso. Dos analises axial e seletivo foram identificados dois eixos discursivos: retórico-proposicional e especificidade-generalidade. As implicações, na regulação afetiva, decorrentes da assunção de um estilo amodal ou um estilo multimodal no processamento de informações autobiográficas merecem mais atenção.

Palavras-chave : fenomenologia; memória autobiográfica; depressão; multimodal; amodal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License