SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Análisis de dos estudios de casos de abuso sexual cometidos por madres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicología (Lima)

versión impresa ISSN 0254-9247

Resumen

CHAU, Cecilia  y  VILELA, Patty. Determinantes da saúde mental em estudantes universitários de Lima e Huánuco. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.2, pp. 387-422. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201702.001.

A presente investigação tem como objetivo identificar as variáveis psicológicas que preveem a saúde mental em uma amostra de 1.024 estudantes universitários de Lima e Huánuco. Para isso, se aplicaram as seguintes escalas: Auto eficácia Geral, Questionário de Estimativa de Enfrentamento (COPE 60), o Questionário de Vivencias Acadêmicas (QVA-r), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e o Questionário SF36. Os resultados indicam que o estresse, o estilo de enfrentamento evitativo, a área interpessoal e o centro de estudos preveem a saúde mental. A análise das medições indicam que o estresse media a relação entre o estilo evitativo e a saúde mental. As descobertas das presente investigação podem contribuir com o desenvolvimento de programas que busquem melhorar a saúde mental dos estudantes universitários.

Palabras clave : saúde mental; jovens universitários; estilos de enfrentamento; auto eficácia geral; adaptação à vida universitária; estresse percebido; SF36.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License