SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Descrição das características de personalidade e sócio-culturais dimensões em jovem mexicanoEstilos e Estratégias de Aprendizagem em Estudantes Universitários de Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

GARCIA, Vagner Angelo; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  GALEAZZI NOBILE, Glaucia Fernanda. Terapia Comportamental: um estudo dos temas da sessão. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.2, pp. 509-534. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201702.005.

O Transtorno de Ansiedade Social é caracterizado como um transtorno de ansiedade, sem remissão espontânea que acarreta inúmeros prejuízos a vida de seus portadores. Este trabalho se propôs a descrever em termos de frequência e duração os temas presentes em sessões de terapia comportamental no atendimento com universitários com transtorno de ansiedade social. Participaram da pesquisa dois clientes diagnosticados com o transtorno e uma terapeuta. As sessões foram gravadas em vídeo e categorizadas de acordo com a temática da sessão. Os resultados foram agrupados de acordo com o momento da terapia: Início, Desenvolvimento e Encerramento. A pesquisa possibilitou avaliar a execução do procedimento adotado, avaliar quais temas foram trabalhados com maior ênfase, relacionando o diagnóstico com as queixas do cliente.

Palavras-chave : transtorno de ansiedade social; terapia comportamental; interação terapeuta-cliente; estudantes universitários; tema da sessão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License