SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Factores sociodemográficos explicativos del guion de base segura maternoValidez de contenido y confiabilidad inter-observadores de Escala Integral Calidad de Vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Psicología (Lima)

versión impresa ISSN 0254-9247

Resumen

GONZALEZ URBINA, Andrea; GOMEZ-ARIZAGA, María Paz  y  CONEJEROS-SOLAR, María Leonor. Caracterização de Perfeccionismo em Estudantes com Alta Capacidade: um Estudo de Caso Exploratório. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.605-640. ISSN 0254-9247.  https://doi.org/10.18800/psico.201702.008.

Apesar dos estudos sobre a cognição dos alunos com Altas Habilidades ser abrangente, investigar as questões sócioemocionais desse grupo se faz necessário. Uma das vertentes que vem sendo estudada é o perfeccionismo, pois apresenta significado para saúde mental e desenvolvimento desse grupo de pessoas. Contudo, as descobertas ainda são pouco conclusivas. Este estudo exploratório visa descobrir as principais características do perfeccionismo adaptativo e mal adaptativo em estudantes chilenos academicamente talentosos do Ensino Médio - 1º a 3º / Ensino Fundamental - 5º-9º através da Escala Multidimensional de Frost. Para isso, detectou-se casos extremos com a aplicação desse modelo e na sequência do trabalho foram realizadas entrevistas com profundidade em uma amostra de quatro casos. Os resultados apontam para as expectativas sociais e familiares como os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento do perfeccionismo, tanto no âmbito educativo quanto no clínico.

Palabras clave : perfeccionismo adaptativo; perfeccionismo mal adaptativo; talento acadêmico; estudo de caso qualitativo; desenvolvimento socioemocional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons