SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Fatores sócio-demográficos explicativos do script de base segura maternoValidade de conteúdo e fiabilidade inter-observadores de Escala Integral Qualidade de Vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

GONZALEZ URBINA, Andrea; GOMEZ-ARIZAGA, María Paz  e  CONEJEROS-SOLAR, María Leonor. Caracterização de Perfeccionismo em Estudantes com Alta Capacidade: um Estudo de Caso Exploratório. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2017, vol.35, n.2, pp. 605-640. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201702.008.

Apesar dos estudos sobre a cognição dos alunos com Altas Habilidades ser abrangente, investigar as questões sócioemocionais desse grupo se faz necessário. Uma das vertentes que vem sendo estudada é o perfeccionismo, pois apresenta significado para saúde mental e desenvolvimento desse grupo de pessoas. Contudo, as descobertas ainda são pouco conclusivas. Este estudo exploratório visa descobrir as principais características do perfeccionismo adaptativo e mal adaptativo em estudantes chilenos academicamente talentosos do Ensino Médio - 1º a 3º / Ensino Fundamental - 5º-9º através da Escala Multidimensional de Frost. Para isso, detectou-se casos extremos com a aplicação desse modelo e na sequência do trabalho foram realizadas entrevistas com profundidade em uma amostra de quatro casos. Os resultados apontam para as expectativas sociais e familiares como os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento do perfeccionismo, tanto no âmbito educativo quanto no clínico.

Palavras-chave : perfeccionismo adaptativo; perfeccionismo mal adaptativo; talento acadêmico; estudo de caso qualitativo; desenvolvimento socioemocional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License