SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número113El Test de Actitudes hacia la Alimentación en Costa Rica: primeras evidencias de validez y confiabilidadCategorías cognitivas sobre 'lo político' en jóvenes cordobeses/as índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Actualidades en psicología

versão On-line ISSN 0258-6444

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto; MANSAO, Camélia Santina Murgo  e  NUNES, Maiana Farias Oliveira. Interesses profissionais e personalidade: análise correlacional a partir do ATPH e BFP. Actual. psicol. [online]. 2012, vol.26, n.113, pp. 73-86. ISSN 0258-6444.

Este estudo objetivou explorar as relações entre interesses profissionais quando avaliado pelo modelo de Holland (RIASEC) e fatores de personalidade (Neuroticismo, Abertura, Realização, Extroversão e Socialização). Participaram 122 estudantes da primeira série do Ensino Médio, com idade entre 14 a 18 anos, sendo a maioria mulher (52%). Aplicou-se os instrumentos ATPH - Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland e BFP - Bateria Fatorial de Personalidade. Foram encontradas associações significativas entre o fator Abertura e o tipo Artístico, bem como entre o fator Realização e os tipos Social e Empreendedor e o fator Socialização com o tipo Social. O fator Neuroticismo não mostrou associações significativas com as tipologias. Considerando-se os padrões de associação entre os construtos, discute-se a aplicabilidade para intervenções em Orientação Profissional.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Orientação Profissional; Interesses profissionais; Personalidade; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )