SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número114Efecto agudo de dos intensidades de tango (baja y moderada) sobre el estado de ánimo de adultos mayoresAspectos socio-culturales y del desarrollo del parentaje en el conflicto interparental posdivorcio: pautas para la comprensión de la experiencia de los niños y las niñas y las figuras no residentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Actualidades en psicología

versão On-line ISSN 0258-6444

Resumo

BOLZE, Simone Dill Azeredo; CREPALDI, María Aparecida; SCHMIDT, Beatriz  e  VIEIRA, Mauro Luís. Relacionamento Conjugal e Táticas de Resolução de Conflito entre Casais. Actual. psicol. [online]. 2013, vol.27, n.114, pp. 71-85. ISSN 0258-6444.

A presente pesquisa visa a caracterizar o relacionamento conjugal e as táticas de resolução de conflito entre casais. Participaram 104 casais de um estado no Sul do Brasil, perfazendo o total de 208 respondentes. A média de idade das mulheres foi de 33.27 anos e dos homens 36.45 anos. O tempo de união conjugal variou de um ano a 27 anos, sendo a média 10.74. Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização do relacionamento conjugal e Revised Conflict Tactics Scales (CTS2). Os resultados obtidos, por meio de análises estatísticas, sugerem que a maioria dos casais considera vivenciar relacionamento conjugal harmônico, com predomínio de estratégias de negociação em casos de emergência de conflitos conjugais. Entretanto, atitudes que envolvem agressão psicológica também apareceram como formas de resolução de conflitos. Os resultados contribuem para elucidar a dinâmica inter-relacional de casamentos saudáveis.

Palavras-chave : Relações Conjugais; Conflito Conjugal; Relacionamento Interpessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )