SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Almeida Prado, compositor, mente de principiante: comentário à entrevista de Almeida Prado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOARES, Luiz Fernando Guedes Gallego. Se você insiste em classificar meu comportamento de antimusical...: comentário à entrevista de Almeida Prado. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 29-36. ISSN 0486-641X.

O autor comenta trechos da entrevista de Almeida Prado em que são abordadas questões desenvolvidas por Heinz Kohut em trabalhos pioneiros sobre música no campo da chamada "psicanálise aplicada", aberto por Freud na esfera da literatura e artes plásticas, mas não no terreno musical nem no cinema. Sintetiza algumas idéias de Kohut sobre a relação da música com o psiquismo que explicam a dificuldade dos ouvintes com a música atonal, um aspecto destacado na entrevista.

Palavras-chave : Freud; Psicanálise aplicada; Música; Cinema; Psicologia do ego; Psicologia do self; Kohut; Ritmo; Música atonal; Alain Resnais; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License