SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Acting, enactment e a realidade psíquica "em cena" no tratamento analítico das estruturas borderlineA prática clínica e a ética freudiana em tempos de corrupção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KORBIVCHER, Célia Fix. Bion e Tustin: Os fenômenos autísticos e o referencial de Bion: uma proposta de aproximação. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 54-62. ISSN 0486-641X.

A autora verifica a possibilidade de incorporar ao referencial de Bion os fenômenos autísticos, tais como Tustin os descreve em pacientes neuróticos. Expande a discussão iniciada em trabalhos anteriores a respeito das "transformações autísticas", com o intuito de verificar a coerência dessa proposta no conjunto da teoria das transformações. Para isso, examina a relação entre os fenômenos autísticos e os vínculos emocionais com os elementos beta, procurando também localizá-los na grade. Indaga sobre a qual das dimensões da mente pertenceriam os fenômenos autísticos, cuja incorporação ao referencial de Bion resulta numa ampliação, nesse referencial, do campo de fenômenos das áreas da neurose e da psicose para a área autística. Também discute a possível desorganização que essa ampliação pode provocar no sistema teórico utilizado por Bion em Transformações.

Palavras-chave : Referencial bioniano; Fenômenos autísticos; Vínculos emocionais; Elementos beta; Tropismos; Grade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License