SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Bion e Tustin: Os fenômenos autísticos e o referencial de Bion: uma proposta de aproximaçãoConhecendo o inconsciente: relato da experiência com o ensino da psicanálise na universidade, com alunos do terceiro ano de graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ROSA, Laura Ward da. A prática clínica e a ética freudiana em tempos de corrupção. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 71-77. ISSN 0486-641X.

A autora examina o tema da corrupção, tão presente no momento atual brasileiro e mundial, tomando os elementos apresentados por Freud em O mal-estar na civilização como um dos motivos de infelicidade na convivência social. Enfatiza a importância fundamental do analista na preservação do lugar ético da verdade do inconsciente do analisando, que será revelada pelo tratamento psicanalítico, desde que o setting ofereça a segurança e a consistência para a sua revelação. Por outro lado, cita o pensamento de diferentes autores sobre o tema, entre filósofos, sociólogos e psicanalistas, e salienta a importância da prevenção das manifestações anti-sociais através da detecção precoce dos pequenos delitos do dia-a-dia, desde a infância até a idade adulta, dos deslizes de conduta que podem passar despercebidos na vida comum.

Palavras-chave : Corrupção; Ética; Mal-estar; Analista; Verdade; Inconsciente; Civilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License