SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2A prática clínica e a ética freudiana em tempos de corrupçãoAs novas formas de concepção e a produção de subjetividade: a propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANTOS FILHO, Francisco Carlos dos. Conhecendo o inconsciente: relato da experiência com o ensino da psicanálise na universidade, com alunos do terceiro ano de graduação em psicologia. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 78-87. ISSN 0486-641X.

Conhecer o inconsciente requer dedicação científica, profundidade afetiva e sensibilidade para a experiência inter-humana. Se, na tradição psicanalítica, transmissão e formação se constroem mutuamente durante os seminários teóricos, a supervisão e a análise pessoal, na graduação não é assim. Restritos à sala de aula e à transmissão teórica, aumentamos o risco de um ensino teórico e superficial, que suprime a densidade do processo clínico psicanalítico e leva à perda do entusiasmo por esse trabalho, abrindo espaço para práticas intelectivas, persuasivas e sugestivas. Como introduzir o jovem estudante na experiência clínica e prover-lhe uma base conceitual que sustente alguma compreensão sem criar uma barreira de resistência excessiva no processo de ensino-aprendizagem? Com o "laboratório de entrevista", buscamos uma transmissão na fronteira entre o teórico e o experiencial, indissociável da experiência subjetiva do aprendiz. Pretendemos, por meio do exame das produções teóricas dos alunos, discutir os efeitos desse ensino e as condições necessárias para sua elaboração.

Palavras-chave : Psicanálise e universidade; Ensino da psicanálise; Transmissão da psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License