SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Diário de um espelho: a relação analítica e a construção primordial de um psiquismoMicrotraumas na sessão de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANTOS, Manuel J. Pires dos  e  ZASLAVSKY, Jacó. Pesquisando conceitos e tendências em psicoterapia e psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 115-124. ISSN 0486-641X.

Este trabalho discute sobre as dificuldades e possibilidades de se desenvolver pesquisa em psicoterapia e psicanálise, demonstrando como a aplicação prática da metodologia qualitativa, através da análise de conteúdo, pode ser de grande utilidade científica na pesquisa conceitual, empírica e clínica, e, conseqüentemente, observa tendências, servindo de base para investigações futuras. Mencionam-se algumas tendências atuais de investigação qualitativa conceitual em psicanálise e comentam-se os trabalhos desenvolvidos na pós-graduação em psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre contratransferência e processo analítico, recentemente publicados no International Journal of Psychoanalysis, como exemplos dessas possibilidades.

Palavras-chave : Investigação em psicoterapia e psicanálise; Pesquisa conceitual; Pesquisa empírica; Contratransferência; Processo psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License