SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Pesquisando conceitos e tendências em psicoterapia e psicanáliseErotismo e religião: um diálogo instigante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

RIBEIRO, Martha Maria de Moraes et al. Microtraumas na sessão de análise. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 125-139. ISSN 0486-641X.

Partindo da conceituação inicial de Freud sobre trauma como sendo algo cuja origem repousava em relações intersubjetivas (teoria da sedução), evoluindo para o conceito intrapsíquico (fantasias inconscientes) e chegando novamente ao conceito interpessoal ampliado pela microscopia dos movimentos inconscientes da dupla analítica durante a sessão, os autores tentam conceituar o que chamam "microtraumas na sessão de análise". Os microtraumas são movimentos inconscientes sutis que ocorrem na relação trânsfero-contratransferencial. Vêm da relação real entre os dois e não conseguem chegar à consciência destes, gerando um tipo de splitting que Bion chamou de "splitting estático". Conjectura-se que são manobras da parte psicótica da personalidade, visando manter a análise numa aparente normalidade supostamente produtiva. O microtrauma, originando-se no analista, aproxima essa condição do que poderia ser formulado como uma iatrogenia inconsciente. A partir de modelos clínicos, os autores fazem considerações sobre semelhanças e diferenças entre microtraumas, atuações e enactments. Diferenciam microtraumas e microcesuras. Os primeiros, pela intuição psicanaliticamente bem treinada, podem ser transformados em microcesuras geradoras de alteridade e desenvolvimento rumo a mudanças catastróficas e criativas.

Palavras-chave : Microtraumas; Iatrogenia; Trauma; Transformações; Enactment; Microcesuras; Splitting Estático; Intersubjetividade; Intuição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License