SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Should training analysis be maintained?From bastion to enactment: the "non-dream" in the theater of analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

AUGUSTO D'ABREU, Aloysio. Análise didática: uma questão sem solução?. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 41-50. ISSN 0486-641X.

Inicialmente se procura caracterizar a psicanálise, definida e apresentada com diferentes objetivos, os quais se mostram coerentes e mesmo complementares, sendo assinalado o perigo de serem tomados isoladamente. São discutidos os aspectos peculiares da análise didática, como sua regulamentação, a relação do analista no meio societário e sua função didática. As motivações que podem levar um postulante a procurar uma análise didática também são alvo de considerações. Discute-se a divisão em duas psicanálises- a especial, para os candidatos, e a normal, para os pacientes-, bem como a divisão dos analistas em duas classes. A existência de um grupo de analistas considerado como elite possibilita que estes se arroguem o direito de ditar normas e regulamentos, excluindo a participação democrática de toda a instituição. O autor conclui afirmando que, se a análise dos que querem ser psicanalistas é um quesito indispensável a sua formação, não há como fugir de uma psicanálise que se chame ou não didática. Contudo, é necessário reformular os critérios que envolvem a análise de candidatos.

Keywords : Análise didática; Análise especial; Análise normal; Análise regulamentada; Análise autoritária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License