SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Training analysis: an unsolved issue?Trust: the experience of confidence in the psychoanalytic treatment and in the cultural space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CASSORLA, Roosevelt M. Smeke. Do baluarte ao enactment: o "não-sonho" no teatro da análise. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 51-68. ISSN 0486-641X.

O objetivo do trabalho é discutir modelos que expressem o que ocorre na situação analítica. Demonstra-se que os modelos iniciais, relacionados à pintura e à escultura, à história e à arqueologia, se expandem para outros que indicam relação entre duas pessoas. Estuda-se, em detalhes, o modelo de campo analítico, dos Baranger, com seus baluartes obstrutivos, base para a compreensão do que atualmente se valoriza como intersubjetividade em psicanálise. Em seguida se discutem o modelo continente/contido e o fenômeno do recrutamento do analista pelo paciente. A partir de material clínico, mostra-se como esses modelos se articulam com o enactment ("colocação em cena patológica da dupla") e, a partir desse conceito, evidencia-se a importância da imagem visual, do sonho e do "não-sonho" e do conceito de "pictograma afetivo", como aspectos privilegiados para a compreensão e evolução do pensar. Sua importância leva à proposta do modelo do teatro como metáfora de processo analítico. Nele, analista e paciente participam, ao mesmo tempo, como personagens e co-autores das cenas.

Keywords : Baluarte; Enactment; Campo analítico; Não-sonho; Modelos em psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License