SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Do baluarte ao enactment: o "não-sonho" no teatro da análiseA importância da teoria de Winnicott sobre a comunicação para a construção do significado ético da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FIGUEIREDO, Luís Claudio. Confiança: a experiência de confiar na clínica psicanalítica e no plano da cultura. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 69-87. ISSN 0486-641X.

A partir das elaborações teóricas e clínicas de psicanalistas como M. Balint, D. Winnicott e A. Green e com base em uma interpretação da vida social e cultural contemporânea (A. Giddens e A. Elliott, entre outros), será focalizado o tema da confiança. Trataremos das condições sociais e psíquicas que dão suporte aos processos de constituição da confiança e, de outro ângulo, da confiança no ambiente e no objeto primário como condição para a saúde mental. Em especial, será apresentada uma visão acerca de como o processo de cura em psicanálise enfrenta hoje o desafio da desconfiança na relação terapêutica e de como a desconfiança incide nos tratamentos e nos diversos elementos do setting analítico na clínica contemporânea.

Palavras-chave : Confiança; Desconfiança; Risco; Modernidade; Balint; Winnicott; Green.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License