SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3The importance of Winnicott’s theory on communication for the construction of the ethical meaning of psychoanalysisPsychoanalytic process and thought: convergence of Bion and Matte-Blanco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MARQUES, Thaís Helena Thomé. Traçados de linhas de memória e de observação da natureza da mente. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 101-117. ISSN 0486-641X.

A autora convoca algumas linhas de observação para construir o fio da memória através de materiais clínicos e caminhar em busca da representação de alguns dos fenômenos da natureza da mente, entendendo-a como dotada de complexidade a tal ponto que, somente por artifícios de ordem científica, os modelos, é possível falar de suas partes. Usando principalmente as formulações de Bion, procura expressar a interação entre o senso de existência e o senso de inexistência, ambos relacionados à falta. Na elaboração desses referenciais, chega ao senso de potência e propõe uma tentativa de sair da dicotomia que possam sugerir para assumir a transiência entre eles. Em seguida, faz considerações sobre a percepção de vestígios da presença e da ausência de objetos, ambas mentais e ocorrendo na base das experiências do vínculo emocional, e os relaciona a essas observações sobre o senso de existência e de inexistência ligados à falta.

Keywords : Senso de existência; Senso de inexistência; Senso de potência; Falta; Ausência; Presença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License