SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Traçados de linhas de memória e de observação da natureza da menteCabelos: da etologia ao imaginário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MONDRZAK, Viviane Sprinz. Processo psicanalítico e pensamento: aproximando Bion e Matte-Blanco. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 118-134. ISSN 0486-641X.

Através da aproximação entre Bion e Matte-Blanco, a autora procura destacar a visão do método psicanalítico como promotor de expansão da capacidade do paciente de pensar suas experiências emocionais. Em seguida a um pequeno resumo das idéias de cada autor, são destacados alguns pontos de confluência entre ambos: a forma de perceber o campo dos fenômenos observados pela psicanálise, a intuição como método para observar esse campo, os sentimentos como matéria-prima para o pensar, a importância do conceito de infinito em psicanálise. É salientada a forma como as idéias de Matte-Blanco auxiliam na compreensão das propostas de Bion. Após essas correlações, a autora se detém em questões referentes ao método psicanalítico, propondo um modelo no qual o analista funcionaria como um mediador/catalisador no processo de revisão das formas com que o paciente organizou suas experiências emocionais e as teorias construídas para sustentar essas hipóteses. Fragmentos de material clínico são apresentados.

Palavras-chave : Processo psicanalítico; Pensamento; Experiência emocional; Dor psíquica; Bi-lógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License