SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Psychoanalytic process and thought: convergence of Bion and Matte-BlancoThe analyst working: models and theory of technique in present time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

OLIVEIRA, Marina Trench de. Cabelos: da etologia ao imaginário. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 135-151. ISSN 0486-641X.

O atendimento de uma criança que tinha grande atração por "cabelos" levou a autora a investigar o tema. Foi realizado um apanhado da função dos cabelos do ponto de vista anatômico, biológico e etológico, concluindo-se que, tendo uma função protetora onto e filogenética, os cabelos constituem a pré-concepção de um objeto que nos contém e mantém seguros. O fato de os cabelos se prestarem a ser utilizados como defesa contra diferentes tipos de angústia encontra expressão nos hábitos e costumes dos povos, em diferentes épocas, em seus mitos e contos. Os cabelos surgem também com freqüência nas situações clínicas, e a autora aponta seu uso para fazer frente às angústias de separação, sua manipulação como defesa contra angústias persecutórias, a alopecia como expressão do medo da perda do objeto de amor e como expressão de defesa contra o risco de se tornar "não-ser".

Keywords : Reflexo de preensão; Pré-concepção; Mitos; Identidade sexual; Angústias primitivas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License