SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3O analista trabalhando: modelos e teoria da técnica no momento atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BONAMINIO, Vincenzo. O discurso do adolescente em análise e o esgarçamento do tecido transicional: a mudança da psicopatologia na sociedade contemporânea. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 161-170. ISSN 0486-641X.

Três pequenas vinhetas clínicas são relatadas para mostrar, através do discurso adolescente, como um "esgarçamento" mais ou menos extenso da experiência transicional pode ser considerado uma fonte de sofrimento psíquico e a origem de uma nova forma de "mal-estar na civilização" contemporânea. Como psicanalistas, deveríamos olhar a adolescência como um de nossos observatórios privilegiados, pela função que exerce de vínculo cultural entre gerações: as novas formas de descontentamento cultural perturbam a estruturação e o funcionamento da vida psíquica, em especial os processos de transformação e mediação, que são os mais frágeis e sensíveis aos efeitos metapsíquicos da intersubjetividade. À maneira de um observatório, a adolescência nos dá a chance de ver, quase em tempo real, o quão rápidas, totalizantes, transitórias e "inapreensíveis" podem ser as mudanças no modo de pensar e representar a realidade interna e externa, o quão incipientes e ao mesmo tempo abortivas elas podem ser. A adolescência ilumina aspectos do "mal-estar na cultura", assim como os "descontentamentos" do analista, que precisa fazer frente a eles. Focalizam-se aqui alguns problemas em particular: o papel do trauma e seu impacto no ego, que não é "preparado" para cooperar com o que ainda não está representado, o conseqüente não-desenvolvimento da diferenciação entre realidade e fantasia, a legitimação progressiva da "auto-sensorialidade autística" e o aumento dos "distúrbios psíquicos autístico-miméticos" como um marco da idade.

Palavras-chave : Adolescência; Mudanças na psicopatologia; Área transicional; Trauma; Defesas autísticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License