SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1O início do trabalho do paradoxo na clínica psicanalíticaO corpo e os Demônios da loucura: sobre a teoria psicossomática de Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FORLENZA NETO, Orestes. As principais contribuições de Winnicott à prática clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 82-88. ISSN 0486-641X.

O trabalho de Winnicott abre-nos possibilidades de analisar pacientes difíceis, com a teoria do “amadurecimento pessoal” e o uso dos fenômenos de “regressão à dependência” na interação paciente/analista, que fornece o holdingnecessário e deve decidir quando falar e quando silenciar, particularmente nas situações de “descongelamento” do trauma, quando a aceitação das críticas do paciente às falhas do analista, sem revidar ou se justificar, é um importante elemento de retomada do desenvolvimento, sobretudo em casos de pacientes bordelines, esquizóides e narcísicos graves, nos quais o mais importante é a “sobrevivência do analista”.

Palavras-chave : Dependência absoluta; Regressão à dependência; Holding; Descongelamento da situação traumática; Destruição e sobrevivência do analista; Manejo do setting.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License