SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1A capacidade de estar vivoO paradigma winnicottiano e o futuro da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FULGENCIO, Leopoldo. O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 123-136. ISSN 0486-641X.

O autor mostra que o tratamento psicanalítico, do ponto de vista de Winnicott, tem um modelo clínico diferente do modelo freudiano e kleiniano. Esse modelo se torna mais claramente visível caso utilizemos, para compreensão geral das propostas e diferenças entre esses autores, a noção de paradigma tal como a formulou Thomas Kuhn. Ao explicitar as características da matriz paradigmática da psicanálise tradicional, podemos focar a atenção num dos elementos dessa matriz- o que diz respeito ao modelo heurístico para a prática de resolução de problemas (clínicos) na psicanálise- e, analisando a obra de Winnicott, distinguir, de um lado, um método de tratamento que tem na interpretação e no desvelamento dos conflitos inconscientes (referidos à sexualidade e ao complexo de Édipo) o seu guia, e, de outro lado, um modelo clínico psicanalítico que tem o seu telosno brincar, na criatividade e no encontro de si mesmo.

Palavras-chave : Método; Tratamento; Brincar; Winnicott.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License