SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2“Without memory there are no people, are there?” Comment to Fernando Novais’ interviewBody suspension and the three dimensions of the intercorporealty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SANDLER, Paulo Cesar. Freie Einfälle: a irrupção verbal do desconhecido. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 43-57. ISSN 0486-641X.

O autor propõe uma análise do conceito de freie Einfälle (associações livres), conjugando a experiência clínica com uma descrição do campo semântico da expressão verbal na língua alemã. As duas permitem alcançar: 1) o paradoxo envolvido na formulação verbal de Freud; 2) a noção de determinismo psíquico como fenômeno originalmente probabilístico, determinando a forma verbal das freie Einfälle- e preciso, único, em sua indicação do fato inconsciente que o gerou: 1) de uma associação que não é racional nem tampouco de idéias expressas pelo paciente, mas se constitui no livre trânsito consciente/inconsciente; 2) de uma associação entre um estado de mente livre que possa intuir o âmbito numênico, vinculando paciente e analista; 3) de um sentido mais próximo ao de “tornar-se” e “estar uno consigo mesmo”, correspondente ao termo romântico alemão einfuhlung. O artigo é também um convite para uma conversa com estudiosos versados na riquíssima língua alemã, capacitados a avaliar a tentativa de um analista leigo nesta língua, porém interessado nela.

Keywords : Psicanálise; Associações livres; Tornar-se; Estar uno a si mesmo; Movimento romântico alemão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License