SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2“Sem memória não existe gente, existe?” Comentário à entrevista de Fernando NovaisSuspensão corporal e as três dimensões da intercorporeidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANDLER, Paulo Cesar. Freie Einfälle: a irrupção verbal do desconhecido. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 43-57. ISSN 0486-641X.

O autor propõe uma análise do conceito de freie Einfälle (associações livres), conjugando a experiência clínica com uma descrição do campo semântico da expressão verbal na língua alemã. As duas permitem alcançar: 1) o paradoxo envolvido na formulação verbal de Freud; 2) a noção de determinismo psíquico como fenômeno originalmente probabilístico, determinando a forma verbal das freie Einfälle- e preciso, único, em sua indicação do fato inconsciente que o gerou: 1) de uma associação que não é racional nem tampouco de idéias expressas pelo paciente, mas se constitui no livre trânsito consciente/inconsciente; 2) de uma associação entre um estado de mente livre que possa intuir o âmbito numênico, vinculando paciente e analista; 3) de um sentido mais próximo ao de “tornar-se” e “estar uno consigo mesmo”, correspondente ao termo romântico alemão einfuhlung. O artigo é também um convite para uma conversa com estudiosos versados na riquíssima língua alemã, capacitados a avaliar a tentativa de um analista leigo nesta língua, porém interessado nela.

Palavras-chave : Psicanálise; Associações livres; Tornar-se; Estar uno a si mesmo; Movimento romântico alemão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License