SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The metaphsychological thought, psychoanalysis matricial referenceThe “squabble” (“prise de Bec”) between Beckett and Bion: the “experimental” insight in the glaringly darkness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

COSTA, Gley Pacheco. Psicopatologia psicanalítica contemporânea: clínica do desvalimento. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 89-102. ISSN 0486-641X.

Tendo presente a evolução da prática psicanalítica a partir das histéricas de Freud, o autor enfatiza a mudança observada na clínica atual, em que predominam pacientes que carecem de uma vida simbólica, decorrente de uma fixação a uma etapa do desenvolvimento em que o aparelho mental é incapaz de responder por si só aos estímulos endógenos e exógenos, gerando uma experiência de desvalimento quando não conseguem contar com a ajuda de um ambiente empático. Sob a rubrica de clínica do desvalimento incluem-se pacientes com traços autistas, as neuroses tóxicas e traumáticas, as doenças psicossomáticas, as traumatofilias, as adições, os transtornos alimentares, as perturbações do dormir, a violência vincular, a promiscuidade e outras patologias que, do ponto de vista teórico, técnico e clínico, diferem das neuroses, psicoses e perversões. Para dar conta dessas patologias, impõe-se a necessidade de um novo paradigma capaz de ampliar a psicanálise para uma mente cuja lógica não é mais a do prazer-desprazer de uma erogeneidade representada, mas a da tensão-alívio de descargas, muito mais primitiva, destituída de subjetividade.

Keywords : Trauma; Angústia; Depressão; Desvalimento; Clínica atual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License