SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Psicopatología psicoanalítica contemporánea: clínica del desvalimientoBabel o semiosfera psicoanalítica: cuales son las vías de desarrollo del conocimiento en el psicoanálisis? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa. A “disputa” (prise de Bec) entre Beckett e Bion: a “experimentação” do insight no resplendor da obscuridade. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 103-117. ISSN 0486-641X.

Este artigo parte da premissa de que o encontro psicoterápico entre Wilfred Bion e Samuel Beckett teria gerado uma espécie de laboratório emocional rico em “insights experimentais”. Com a ajuda de Film, o único filme com roteiro de Beckett, inicia-se uma discussão a respeito da visão exterior, sensorial, e da visão interior, psíquica. O assunto é expandido com os conceitos de visão binocular e monocular, propostos por Bion, e muito bem exemplificados na obra de Beckett. Confrontando a “sintaxe da fraqueza” que sustenta esta obra, com a “capacidade negativa” do analista que, de acordo com Bion, o instrumentaliza a captar os “pensamentos selvagens“ do analisando, o artigo destaca a diferença entre a não-coisa (no-thing) e o nada (nothing), subjacentes à dialética entre existir e não-existir. Como epílogo, assinala que ambos os autores se complementam ao tentar uma formulação de indagações existenciais essenciais: “Como pensar o impensável, como nomear o inomeável, como conhecer o incognoscível?”

Palabras clave : Insight; Visão interior; Visão exterior; Visão monocular; Visão binocular; Negativização; Capacidade negativa; Incapacidade positiva; Existir; In-existir.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License