SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Psicopatologia psicanalítica contemporânea: clínica do desvalimentoBabel ou semiosfera psicanalítica: quais as vias de desenvolvimento do conhecimento na psicanálise? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa. A “disputa” (prise de Bec) entre Beckett e Bion: a “experimentação” do insight no resplendor da obscuridade. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 103-117. ISSN 0486-641X.

Este artigo parte da premissa de que o encontro psicoterápico entre Wilfred Bion e Samuel Beckett teria gerado uma espécie de laboratório emocional rico em “insights experimentais”. Com a ajuda de Film, o único filme com roteiro de Beckett, inicia-se uma discussão a respeito da visão exterior, sensorial, e da visão interior, psíquica. O assunto é expandido com os conceitos de visão binocular e monocular, propostos por Bion, e muito bem exemplificados na obra de Beckett. Confrontando a “sintaxe da fraqueza” que sustenta esta obra, com a “capacidade negativa” do analista que, de acordo com Bion, o instrumentaliza a captar os “pensamentos selvagens“ do analisando, o artigo destaca a diferença entre a não-coisa (no-thing) e o nada (nothing), subjacentes à dialética entre existir e não-existir. Como epílogo, assinala que ambos os autores se complementam ao tentar uma formulação de indagações existenciais essenciais: “Como pensar o impensável, como nomear o inomeável, como conhecer o incognoscível?”

Palavras-chave : Insight; Visão interior; Visão exterior; Visão monocular; Visão binocular; Negativização; Capacidade negativa; Incapacidade positiva; Existir; In-existir.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License