SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Babel ou semiosfera psicanalítica: quais as vias de desenvolvimento do conhecimento na psicanálise?O funcionamento perverso da mente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

DREHER, Anna Ursula. Pluralismo na teoria e na pesquisa: e agora?. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 131-153. ISSN 0486-641X.

Há bastante tempo tem havido discussões a respeito de um pluralismo nas teorias psicanalíticas. A autora afirma existir um segundo pluralismo, a saber: aquele que se dá no campo da pesquisa analítica. Observações introdutórias sobre o desenvolvimento da pesquisa conceitual servem de referência para iluminar os dois pluralismos, relacionando-os ao debate entre Green e Wallerstein a propósito do common ground em psicanálise e também a considerações sobre o status científico da psicanálise, bem como sobre certos entendimentos atuais a respeito da pesquisa analítica. A psicanálise, na condição de ciência “entre natureza e cultura” (nos termos de Green e Wallerstein), precisa levar em conta tanto a natureza quanto a cultura, e não só no âmbito dos conceitos teóricos, mas também na pesquisa e na metodologia. Seria desejável, então, tomar a existência desses dois pluralismos de forma positiva, compreendendo um e outro como recursos na busca da melhor solução dos problemas. A autora critica a idéia de um common ground imutável em psicanálise. Vê a obra freudiana como um common ground “histórico”, entendendo a imagem de homem de Freud [Menschenbild] e seu interesse pelo conhecimento [Erkenntnisinteresse] como possíveis pontos de apoio para um discurso analítico construtivo, a partir do qual um common ground deveria estar em constante elaboração. São discutidos os pré-requisitos para tal “discussão controversa” sistemática e para uma visão conexionista, sendo esta última vista como alternativa, a ser trabalhada ainda, ao fundamentalismo ou à aceitação resignada de um pluralismo arbitrário.

Palavras-chave : Commom ground em psicanálise; Pluralismo na teoria e na pesquisa analítica; Pesquisa conceitual; Discussões controversas; Conexionismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License