SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Construções em psicossomática psicanalíticaConstruções em análise hoje: a concepção freudiana ainda é válida? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

AZEVEDO, Ana Maria Andrade. Construções em psicanálise: alguns comentários. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 59-67. ISSN 0486-641X.

Este artigotenta levantar, para discussão, alguns pontos do trabalho apresentado por Michele Bertrand no 68º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa. São enfatizadas questões ligadas aos conceitos de reconstrução e de construção, especialmente às idéias privilegiadas por Bertrand a partir dos anos 1980, de R. Schafer e D. Spence, em relação à verdade narrativa e à construção narrativa. São levantados também outros pontos que visam chamar atenção para uma postura muito teórica e pouco clínica de Bertrand. Vários autores são trazidos para a discussão e são feitas algumas críticas, especialmente em relação ao que é denominado por ela de “trabalho em profundidade”.

Palavras-chave : Reconstrução; Construção narrativa; Interpretação; Espaço psíquico; Espaço analítico; Sonho; Conteúdo latente; Conteúdo manifesto.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License