SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Construções em psicanálise: alguns comentáriosConstruções em análise: alguns elementos relevantes da discussão no 68º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FALCAO, Luciane. Construções em análise hoje: a concepção freudiana ainda é válida?. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 69-81. ISSN 0486-641X.

A autora apresenta uma revisão do conceito de construção em análise, talhado por Freud em 1937, articulando-o com questões metapsicológicas e com questões da psicanálise contemporânea. Para isso, bebe na fonte da psicanálise francesa, através de Viderman, A. Green, J. L. Donnet, R. Roussillon, C. e S. Botella e outros. Coloca em debate a possibilidade de pensarmos construções primeiras em análise; à diferença da construção proposta por Freud feita a partir de material da pré-história do paciente , elas existiriam e se constituiriam a partir da relação com o analista, a qual, através do processo e do vínculo proporcionado por este, permitiria novas construções, novas tessituras psíquicas que poderiam ocupar o que antes era o vazio.

Palavras-chave : Construção em análise; Primeiras construções; Vínculo psicanalítico; Realidade psíquica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License