SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Constructions in analysis: some relevant elements for discussion from the 68th French Language Psychoanalysts ConferenceWith uninhabited soul: reconsiderations on mourning and melancholy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MALTZ, Rute Stein et al. Poder parental e filicídio: um estudo interdisciplinar. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 91-102. ISSN 0486-641X.

Este trabalho realiza um estudo interdisciplinar que relaciona poder parental com filicídio, expresso nas várias formas de abandono e violência com crianças. São descritos aspectos da história da infância no Brasil que exemplificam o tema. As autoras enfatizam como se pode buscar no estudo psicanalítico do desenvolvimento emocional primitivo - nas interações pais-filhos - as origens e a compreensão de muitos aspectos da violência, especialmente com crianças. Recorrem a alguns conceitos filosóficos sobre relações entre saber e poder para enriquecer o entendimento deste complexo problema. Por outro lado, constatam a importância dos fatores culturais, sociais e políticos, influenciados pelas leis e a ética, que se modificam nas diferentes épocas. Concluem afirmando como os conhecimentos derivados da psicanálise, aplicados na comunidade, em saúde pública ou divulgados através dos meios de comunicação em geral, podem contribuir no sentido profilático, possibilitando que a infância seja mais bem acolhida.

Keywords : Parentalidade; Poder; Violência; Filicídio; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License