SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Com a alma desabitada: reconsiderações sobre luto e melancolia“Recluso numa casca de noz”: pensamentos sobre complexidade, reducionismo e “espaço infinito” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MARQUES, Thaís Helena Thomé. A experiência afetiva com a sensorialidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 115-128. ISSN 0486-641X.

O artigo põe em evidência tanto a mente do analista em interação com a do analisando, como o trânsito contínuo, durante a experiência psicanalítica, de estados sensoriais para os emocionais e dos emocionais para os sensoriais. Esse trânsito ou sua obstrução dependem basicamente da tolerância à dor mental da percepção da separação e da diferença entre as mentes envolvidas na experiência. A autora propõe que, algumas vezes, a separação e o isolamento decorrente do alcance de significados podem ser sentidos como insuportáveis e que, nessas circunstâncias, o retorno à sensorialidade, caracterizado principalmente como expressão da mentalidade gregária, pode se constituir como única condição de sustentação da sensação de existir. Nessas condições, a perspectiva possível para a manutenção da função analítica passa a ser a experiência afetiva com a sensorialidade, para que sua representação e posterior significação sejam possíveis. A principal proposta do artigo é a de que os elementos sensoriais não sejam desprezados por estarem indiscriminados de estados alucinatórios, os quais sabidamente propõem um engolfamento da experiência, mas incluídos na observação psicanalítica como base para possíveis significações, uma vez que com muitos analisandos a sensorialidade se constitui como a matriz básica por onde, em vários momentos, o vínculo transita.

Palavras-chave : Experiências sensoriais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License